23.11.05

O Messias Judeu

O Judaísmo, contrariamente à doutrina do cristianismo, não acredita que Jesus seja o messias.
A palavra moshiach (traduzida como messias) significa "o ungido", o que não implica o sentido dado pelos cristãos de "salvador". A doutrina de um ser inocente, semidivino que se sacrifica para nos salvar das consequências dos nossos pecados é uma doutrina pagã (veja o artigo As origens da divindade de Jesus Cristo) sem qualquer fundamento no pensamento judaico ou escrituras bíblicas. Nos textos judeus, o termo messias foi usado com todos os reis, sacerdotes, certos guerreiros, mas nunca em figuras escatológicas. Na Tanach (Bíblia), o termo moshiach é usado 38 vezes: dois patriarcas, seis sacerdotes, uma vez com Cyrus, 29 Reis israelitas como Saul e David. Nem uma vez é a palavra moshiach usada em referência ao messias esperado ( a segunda vinda de Jesus). Até no livro apocalíptico de Daniel, a única vez que o termo Moshiach é mencionado em relação ao assassino do sacerdote. Os rolos do Mar Morto, a Pseudepigrapha e Apócrifa não mencionam uma única vez sobre o Messias.

O homem destinado a ser o messias será um descendente directo do Rei David (Isaías 11:1) através da família de Salomão, filho de David ( 1 Crónicas 22:9-10). Ele fará com que as pessoas do mundo sirvam a Deus (Isaias 11:2), será mais sábio do que Salomão (Mishnah Torah Repentance 9:2), será maior do que os patriarcas e profetas (Aggadah Génesis 67), e será mais honrado do que os reis (Mishnah Sanhedrin 10), pois ele será rei do mundo (Pirkei Eliezer).


Entre os objectivos principais que o Messias cumprirá durante a sua vida (Isaías 42:4):
. Ordenar a construção de Jerusalém e do Terceiro Templo.
. Juntar o povo Judeu em todo o mundo e retornar à terra de Israel (Isaías 11:12; 27:12-13)
. Influenciar todas as pessoas de todas as nações a largarem as suas crenças antigas e reconhecer e servir o único, verdadeiro . Deus de Israel (Isaías 11:9-10; 40:5 e Zephaniah 3:9)
. Trazer paz mundial (Isaías 2:4)

Existem mais de doze profecias adicionais, mas não é mencionado a "segunda vinda" na Tanach e o novo testamento também não é mencionado. De forma a evitar confusões com o messias o código da lei judaica estabelece critérios para reconhecer a identidade do Messias.


" Se um rei vier da casa de David que medita na Tora, observa os mandamentos escritos (e orais) assim como o Rei David, convence todos em Israel em seguir o caminho da tora e luta as guerras de Deus, pode então se assumir que essa pessoa é o Messias.

Se ele fizer todas estas coisas e se construir o Terceiro Templo na sua localização, e recolher os Judeus exilados, ele é sem sombra de dúvidas o Messias. Mas se ele não tiver sucesso ou se for morto então ele não é o Messias."


Centenas de anos antes do nascimento do histórico Jesus, foi escrito na Tanach (Bíblia):
. Números 23:19: Deus não é um homem, que possa ser enganoso, nem filho de homem, que possa se arrepender. Diria ele e não o faria ou falava e não o confirmaria?
. Salmos 146:3: Não confiem em príncipes ou no filho de Homem, pois ele não salva.

Até o Novo Testamento confirma que Jesus não é o Messias:

. Quando o povo quis fazer de Jesus o Rei dos Judeus (outro nome dado ao messias), Jesus se retirou desse lugar, não permitindo que o confirmassem como o Messias.
. Mateus 20:28: As próprias palavras de Jesus indicam que ele não era o Messias " assim como o filho de deus não veio para ser servido, mas para servir.